Câmpus Araranguá leva 16 trabalhos ao Sepei e volta com premiação PDF Imprimir E-mail

Estudantes e servidores do Câmpus Araranguá participaram, entre os dias 17 e 20, do mais importante evento científico do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC): o Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei), realizado este ano no Câmpus Florianópolis Continente. Com uma delegação de 42 participantes, o Câmpus apresentou 16 trabalhos – um deles premiado.

Estudantes do curso técnico em Eletromecânica, David Leonardeli e Bruno Arcenego ficaram com o primeiro lugar nas apresentações de trabalho da categoria “Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo”. Eles apresentaram o projeto “Proposta de um protótipo de computação física para o ensino de programação”, orientado pelos professores Werther Serralheiro e Cristiane Woszezenki.

A partir do desafio de desenvolver um robô que pudesse ser facilmente programado, os alunos foram a campo, discutir com estudantes de uma escola de Araranguá, para entender como eles se relacionavam com a computação e o que gostariam de fazer após aprender programação. O projeto tem como objetivo incentivar o interesse pela programação nas escolas públicas, utilizando uma placa de microcontrolador Arduíno. Os alunos desenvolveram uma placa mais acessível para iniciantes em programação.

“Com esse projeto eu quero melhorar o jeito que as pessoas veem as aulas de Informática, para não ser apenas uma aula para mexer nos computadores, e sim uma aula onde possa se fazer projetos e entender como funciona a tecnologia que nós mexemos o tempo todo atualmente. Isso é o futuro, estamos numa época onde a tecnologia é essencial para a nossa vida”, afirma David, que se diz emocionado com a conquista do primeiro lugar. “Foi uma experiência muito emocionante para mim, para ver que há pessoas que pensam do mesmo jeito que eu”, completa.

Além da apresentação dos trabalhos, estudantes do Câmpus Araranguá participaram da competição de robótica, de um encontro sobre criação de empresa júnior e de uma mesa sobre organização estudantil, além de outras atividades. O Câmpus também esteve representado na final do Prêmio IFSC de Inovação, com a apresentação do projeto “Desenvolvimento de nova metodologia de ensino de modelagem de malhas retilíneas”, pelas professoras Angela Kuasne e Ana Cristina Geraldo.

“Acredito que a participação do Câmpus Araranguá no Sepei foi muito importante, com bastante troca de conhecimentos, apresentação de trabalhos e integração com outros câmpus. Pelo retorno que tivemos dos participantes, todos gostaram e pretendem participar novamente no ano que vem”, afirma a coordenadora de Extensão do Câmpus, Letícia Cúnico, responsável pela delegação.

Veja mais fotos da participação do Câmpus Araranguá no Sepei em nossa página no Facebook.

Por Comunicação do Câmpus Araranguá do IFSC