Competição de lançamento de foguetes agita Semana de Ciência e Tecnologia no IFSC PDF Imprimir E-mail
Seg, 09 de Outubro de 2017 21:55

Um campeonato de lançamento de foguetes feitos com garrafas de plástico vai agitar a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no IFSC Câmpus Araranguá entre os dias 26 e 27 de outubro. Em sua quinta edição, a competição envolve escolas de toda a região e pretende estimular nos estudantes a curiosidade pela ciência.

Organizado pelo Clube de Astronomia de Araranguá e pelo curso de Licenciatura em Física do IFSC, o V Campeonato de Lançamento de Foguetes começa meses antes, com oficinas nas escolas promovidas orientadas pelos estudantes de Licenciatura, futuros professores de Física. A estimativa é que cerca de mil alunos de 20 escolas da região se envolvam na atividade.

“A gente busca motivar nos estudantes o interesse pela Física e pela Astronomia, explicando de forma introdutória qual é a Física por trás dos foguetes. Podemos trabalhar conceitos fomo força, movimento, energia, termodinâmica e aerodinâmica, entre outros”, explica o Israel Müller Dos Santos, responsável pelo evento.

Os “foguetes” são feitos a partir de garrafas pet. Para o lançamento, são utilizadas água e ar comprimido para impulsioná-los. Nas oficinas nas escolas, os foguetes que atingem maior distância são selecionados para a final do campeonato, que ocorre no Câmpus Araranguá durante a SNCT. Os três primeiros lugares recebem premiação, além do foguete mais bonito, eleito pelo voto popular.

“A experiência tem sido muito positiva. As escolas já esperam para participar da competição. Já há uma certa cultura na região”, afirma Israel. “A ideia é articular sempre ensino, pesquisa e extensão. Além do caráter óbvio de extensão, na pesquisa pensamos sempre em investigar como o foguete pode ser explorado em sala de aula para o ensino de Física e Astronomia. Além disso, estamos iniciando os nossos alunos da Licenciatura numa prática próxima à docência”, complementa.

O campeonato de lançamento de foguetes é uma das atrações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no IFSC Câmpus Araranguá. Clique aqui para conferir a programação completa.