IFSC Câmpus Araranguá participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia PDF Imprimir E-mail
Sex, 06 de Outubro de 2017 22:15

O Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) promove entre os dias 26 e 27 uma série de palestras, minicursos e exposições de trabalhos. A programação faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2017. O evento é gratuito e aberto ao público.

A SNCT é realizada sempre no mês de outubro, sob coordenação do Ministério de Ciência e Tecnologia, a fim de promover a divulgação científica nas instituições e aproximar a população das discussões relacionadas à ciência. No IFSC Câmpus Araranguá, a programação de dois dias vai expor as pesquisas realizadas por professores e estudantes, além de debater questões relevantes para o Ensino Profissional e Tecnológico. Clique na imagem para conferir a programação completa.

“O evento pretende fazer a divulgação dos trabalhos produzidos no Câmpus, para que a comunidade possa conhecer essa produção. É um evento interessante para alunos, principalmente do Ensino Fundamental, que poderão ver as possibilidades que eles têm estudando no IFSC”, afirma Cristiane Raquel Woszezenki, coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Câmpus Araranguá.

Um dos destaques da programação é a palestra com o professor Paulo Roberto Wollinger, que falará sobre o tema "Educação Profissional e Tecnológica e Educação a Distância: desafios e perspectivas futuras". Doutor em Educação pela UnB, Wollinger é professor do Centro de Referência em Formação e Apoio à Educação a Distância (Cerfead) do IFSC, atuando na formação de professores para a Educação Profissional, e já foi coordenador de Regulação da Educação Tecnológica e diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação.

Além das palestras, haverá espaços para quatro minicursos: Circuito Têxtil, LaTex Básico, Eficiência Energética Residencial e Montagem de Circuitos Eletropneumáticos. Para participar dos minicursos, é necessária uma inscrição prévia (clique aqui para se inscrever).

A Semana também será um momento de socialização dos trabalhos científicos produzidos pelos estudantes do IFSC Câmpus Araranguá. Uma das atrações fica por conta da quinta edição do Campeonato de Lançamento de Fogutes, promovida pelo Clube de Astronomia de Araranguá e pelo curso de Licenciatura em Física. A disputa envolve cerca de mil estudantes de 20 escolas da cidade. Ao longo do ano, os estudantes aprendem a desenvolver foguetes com garrafas pet, sob orientação de estudantes de Licenciatura. Vence o foguete que alçar o voo mais alto.