• Facebook: ifsc.campusararangua?fref=ts
  • YouTube: ifsccomunicacao

 

Home
Início
30|07 - CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA DESENVOLVE CARRO-CADEIRA DE RODAS PARA CORRIDA POR GRAVIDADE

O projeto integrador atualmente desenvolvido no curso técnico em eletromecânica do IF-SC, no câmpus Araranguá, consiste na construção de um carro movido por gravidade. Os alunos projetam e constroem seus carros e participam de uma competição, conhecida como Gravity Racing (corrida por gravidade). Porém, após a competição, na maioria dos casos, os carros tornam-se sucata, o que ocupa espaço útil no câmpus e, ainda, prejudica o meio ambiente. O objetivo deste projeto é substituir o carro por um modelo composto em sua parte posterior por uma frente padrão e em sua parte anterior por uma cadeira de rodas. A frente intercambiável será única e deverá ser compartilhada por todos os carros e as cadeiras de rodas serão doadas, eliminando-se totalmente a sucata e, ainda contribuindo para a realização do sonho de milhares de pessoas que, por algum problema de saúde, precisam do equipamento.  Assim, além de contribuir com a doação de cadeira de rodas, a competição de corrida por gravidade, que, após sua quinta edição, já se tornou tradição na cidade de Araranguá, continuará fazendo parte do calendário de eventos da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).


Concepção do produto em desenvolvimento

A concepção procurou atender à norma brasileira NBR 9050 (2004), que visa proporcionar a acessibilidade e a utilização de maneira autônoma e segura de ambientes, edificações, mobiliário e equipamentos urbanos à maior quantidade de pessoas possível, considerando as condições de mobilidade e de percepção do ambiente do indivíduo.

Espera-se, com o projeto que, semestralmente cerca de 10 cadeiras sejam construídas, beneficiando, assim, 20 pessoas físicas ou instituições anualmente. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão esteve presente desde a ideia do projeto até sua conclusão. No ensino, o projeto exigiu a interação entre diversas unidades curriculares do curso técnico em eletromecânica, como desenho técnico, metrologia, usinagem e soldagem, entre outras. O incentivo à inovação tecnológica e ao empreendedorismo, atividades inerentes à pesquisa, estimulou o pensamento cientifico e a criatividade dos pesquisadores, essenciais em diversas etapas do desenvolvimento, como, por exemplo, durante a busca por princípios de solução para a concepção do produto. O resultado do projeto será aplicado em um evento com a sociedade, permitindo a disputa também por cadeirantes, sendo esta uma ação que pretende colaborar no sentido de tornar a escola inclusiva para pessoas com mobilidade reduzida. O convívio com a pessoa com deficiência remete valores, atitudes e julgamentos, tornando as pessoas mais solidárias.

 
30|07 - DIVULGADO GABARITO DAS PROVAS DOS CURSOS TÉCNICOS

Já está disponível o gabarito das provas realizadas neste domingo (29) para preenchimento das vagas remanescentes dos  concomitantes do IFSC - Araranguá.

A solicitação de recursos da prova pode ser feita até esta segunda-feira (30), às 18h. Somente caberão recursos quanto ao conteúdo e/ou gabarito das provas. Os recursos deverão ser encaminhados somente pelo próprio candidato ao Departamento de Ingresso,  mediante  protocolo  nos  polos  ou  por  e-mail  para  o  endereço  eletrônico Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Clique aqui para conferir as provas e os gabaritos. Os candidatos aprovados serão divulgados em 3 de agosto no site www.ingresso.ifsc.edu.br.

 

Início das aulas

O início do segundo semestre letivo de 2012 está suspenso em 15 câmpus do IFSC, INCLUSIVE ARARANGUÁ em função da greve na instituição que já ultrapassa um mês.

Clique aqui para conferir a nota oficial sobre o assunto. Em caso de dúvidas, entre em contato com a direção do seu campus.

 

Provas para graduação

No dia 5 de agosto, às 08h acontecerá a prova para preenchimento de vagas remanescentes de quatro cursos superiores dos campi Florianópolis, Araranguá, Jaraguá do Sul e São José.

 
26|07 ÍNICIO DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO É SUSPENSO

Em reunião realizada no dia 24 de julho de 2012, os gestores do IF-SC avaliaram o atual panorama da greve instituída em vários câmpus e a impossibilidade das atividades letivas serem retomadas nesses locais, de forma integral, após o retorno das férias.

 A fim de evitar maiores prejuízos aos nossos alunos e em respeito ao movimento de greve, optou-se por suspender o início do 2º semestre letivo de 2012, até que uma nova avaliação possa ser realizada.

A Reitora, Maria Clara Kaschny Schneider, esclarece que essa é uma decisão institucional, mas que respeitou a situação apresentada por cada um dos câmpus durante esta última semana e a realização ou não do encerramento do 1º semestre letivo de 2012.

 Salienta-se que foram mantidas as reuniões do Colégio de Dirigentes a realizar-se no dia 30 de julho e a do Conselho Superior no dia 1º de agosto, nas quais será apresentada e avaliada a situação de excepcionalidade vivenciada durante a greve e a suspensão do início das aulas.

Por fim, destaca-se que este é um momento de exceção no qual devemos preservar principalmente nossos alunos, que devem manter-se atentos às próximas notícias divulgadas no site do IF-SC.

 

 
19-07 | PRIMEIROS TRABALHOS PARA CONSTRUÇÃO DO BLOCO 6 TEM INÍCIO

Começaram nesta quinta-feira 19/07, os primeiros trabalhos para a construção do Bloco 6, no IFSC Campus Araranguá. Nesta primeira etapa está sendo feito a demarcação da obra, o tapume, o barraco para depósito de ferramentas e a instalação de uma câmera de vigilância para acompanhamento contínuo das obras, onde os servidores, alunos e população em geral poderão acompanhar a evolução da obra, dia a dia. A partir da próxima terça feira está previsto o início do estaqueamento.

 
<< Início < Anterior 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 Próximo > Fim >>

 

 

Banner

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.