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07|08 Assistência estudantil: pagamento de auxílios durante a greve

Informamos aos estudantes beneficiários do Programa de Assistência Estudantil - PAEVS 2012.1 que:

- Durante o período de greve não haverá suspensão do pagamento do auxílio, exceto para os alunos que concluíram o curso;

- A Reavaliação do Programa, prevista para ocorrer no mês de julho, está suspensa até o término da greve e reinicio das aulas;

- Durante o período de greve não haverá abertura de novos editais;

Importante ressaltar que os alunos incluídos no PAEVS, no Edital 01/2012, receberão o auxílio financeiro referente a 10 parcelas, sendo que a última será efetuada no mês de dezembro, exceto os casos que na reavaliação sejam excluídos.

Assim, é importante que os alunos racionalizem seus gastos considerando que durante o período de reposição das aulas, se realizado nos meses de janeiro e/ou fevereiro, não haverá pagamento de novas parcelas do auxílio PAEVS.

 
06|08 CONCESSÃO DE ESPAÇO FÍSICO PARA SERVIÇO DE CANTINA

O IF-SC publicou a Tomada de Preço 04/2012 - Concessão administrativa de uso de espaços físicos internos do IFSC, para exploração de serviços de cantina nos campus Araranguá, Canoinhas, Florianópolis, Florianópolis–Continente, Lages, São José, São Miguel do Oeste e reprografia nos campus Jaraguá do Sul, Joinville e Lages.


Os interessados devem retirar o edital no site do IFSC, ou clique aqui para conferir.


Maiores informações devem ser solicitadas no Departamento de Administração do Campus Araranguá, ou pelo fone (48) 3311-5007.
A abertura dos envelopes será dia 23/08/2012, às 10h na Sala de Reuniões da Reitoria, em Florianópolis

 
01|08 CANDIDATOS CLASSIFICADOS PARA SEGUNDA FASE PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO DE MATEMÁTICA


Segue abaixo os candidatos classificados para a segunda fase do Processo Seletivo Simplificado para a Contratação de Professor Temporário na área de Matemática, juntamente com o horário da entrevista a ocorrer no dia 02/08/2012, na sala C 206.


- Angelita da Rosa Farias - 13:30h
- Ana Paula Luiz - 14:30h
- Iuri Kieslarck Spacek - 14:00h
- Thiago Almeida de Sá - 15:00h

Solicitamos que os candidatos cheguem com pelo menos 5 min de antecedência.

Informações:

(48) 3311-5040

 
30|07 - CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA DESENVOLVE CARRO-CADEIRA DE RODAS PARA CORRIDA POR GRAVIDADE

O projeto integrador atualmente desenvolvido no curso técnico em eletromecânica do IF-SC, no câmpus Araranguá, consiste na construção de um carro movido por gravidade. Os alunos projetam e constroem seus carros e participam de uma competição, conhecida como Gravity Racing (corrida por gravidade). Porém, após a competição, na maioria dos casos, os carros tornam-se sucata, o que ocupa espaço útil no câmpus e, ainda, prejudica o meio ambiente. O objetivo deste projeto é substituir o carro por um modelo composto em sua parte posterior por uma frente padrão e em sua parte anterior por uma cadeira de rodas. A frente intercambiável será única e deverá ser compartilhada por todos os carros e as cadeiras de rodas serão doadas, eliminando-se totalmente a sucata e, ainda contribuindo para a realização do sonho de milhares de pessoas que, por algum problema de saúde, precisam do equipamento.  Assim, além de contribuir com a doação de cadeira de rodas, a competição de corrida por gravidade, que, após sua quinta edição, já se tornou tradição na cidade de Araranguá, continuará fazendo parte do calendário de eventos da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).


Concepção do produto em desenvolvimento

A concepção procurou atender à norma brasileira NBR 9050 (2004), que visa proporcionar a acessibilidade e a utilização de maneira autônoma e segura de ambientes, edificações, mobiliário e equipamentos urbanos à maior quantidade de pessoas possível, considerando as condições de mobilidade e de percepção do ambiente do indivíduo.

Espera-se, com o projeto que, semestralmente cerca de 10 cadeiras sejam construídas, beneficiando, assim, 20 pessoas físicas ou instituições anualmente. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão esteve presente desde a ideia do projeto até sua conclusão. No ensino, o projeto exigiu a interação entre diversas unidades curriculares do curso técnico em eletromecânica, como desenho técnico, metrologia, usinagem e soldagem, entre outras. O incentivo à inovação tecnológica e ao empreendedorismo, atividades inerentes à pesquisa, estimulou o pensamento cientifico e a criatividade dos pesquisadores, essenciais em diversas etapas do desenvolvimento, como, por exemplo, durante a busca por princípios de solução para a concepção do produto. O resultado do projeto será aplicado em um evento com a sociedade, permitindo a disputa também por cadeirantes, sendo esta uma ação que pretende colaborar no sentido de tornar a escola inclusiva para pessoas com mobilidade reduzida. O convívio com a pessoa com deficiência remete valores, atitudes e julgamentos, tornando as pessoas mais solidárias.

 
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